terça-feira, 9 de junho de 2009

O caráter hediondo do pecado

O Caráter hediondo do pecado
Todos pecaram – IPB -07/06/09
Rm 3.9-20: “9Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; 10como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 13A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; 15são os seus pés velozes para derramar sangue, 16nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17desconheceram o caminho da paz. 18Não há temor de Deus diante de seus olhos. O judeu não constitui exceção 19Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.”
Introdução:
Foi visto já que os judeus tinham muita vantagem em relação a nós, pois eles tiveram, a lei, os profetas e os patriarcas.
No entanto, eles desprezaram tudo isso, e foram pelo caminho da religiosidade morta e ritualista, que não conseguiram entender o espírito da lei.
Contudo a infidelidade deles não anula a fidelidade de Deus.
Agora, veremos como os nossos pecados e como o pecado de Adão nos afetou, a natureza do pecado e seu terrível resultado, e a grande graça de Deus operando em nosso favor.
Definição de Pecado
Pecado é a falta de conformidade com a lei moral de Deus quer em ato, disposição ou estado.
I – A Universalidade do pecado
Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado (v.9).
A. Não há ser humano sem pecado (1 Reis 8.46).
B. Não há nenhum justo, nenhum sequer (Rm 3.10,12).
II – A necessidade Universal de Expiação, regeneração e arrependimento.
A. Jesus é o pão que desceu do céu, quem experimenta este alimento de Deus não morre (João 6.50)
B. Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus (João 3.3,5).
C. Deve ser anunciado a todos, sem distinção, que se arrependam (Atos 17.30)



III – Ninguém é perfeito, Todo homem tem seu ponto fraco , ou seu preço
Sêneca: “Todos nós somos ímpios”
Shakesperare: “Qual palácio em que não se introduzem, vez por outra, coisas vís? Quem tem coração tão puro onde suspeitas odiosas não tenham suas audiências e tomem assento na sessão” com meditações tão justas?
Goethe: “Não vejo falta alguma cometida que eu também não a tivesse cometido”
“10Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. (v.10,11).
A. Todos reconhecem que são incapazes de purificar a si mesmos: (Pv 20.9).

IV – O que o ser humano não consegue, Jesus faz.
A. O senhor veio para os perdidos
B. O Senhor veio para os doentes
V – A boca fala aquilo de que está cheio o coração:
13A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
VI – Apressados para o pecado
15são os seus pés velozes para derramar sangue, 16nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17desconheceram o caminho da paz.
A. A tendência humana
B. Somos pecadores porque pecamos, ou pecamos porque somos pecadores?
C. Isaías 59.7: “7Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento. 8Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.”
D. Manassés é um tipo da nossa geração dita religiosa
a. 1Reis 21.9: “9Eles, porém, não ouviram; e Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.”
b. 1Reis 21.11: “11Visto que Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior que tudo que fizeram os amorreus antes dele, e também a Judá fez pecar com os ídolos dele,”
c. 1 Reis 21.16: “16Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez pecar a Judá, praticando o que era mau perante o Senhor.”
E. Esta geração está acostumada à violência, os maiores heróis são aqueles que exterminam o maior número possível de pessoas.
F. Conquistar pela violência.
G. Criar o sofrimento mais intenso
H. Derramar mais sangue
I. As novelas, filmes, e games, têm como seus temas que mais vendem a violência.
VII – A resposta de Deus é a Cruz
A. A cruz revela a Misericórdia
B. A Cruz revela o Amor
C. A Cruz revela nossa indignidade e a suprema glória de Deus
VIII – Assim como o sol não é o culpado pelas larvas que, com seu calor, se produzem em um cão morto, onde as larvas beijam a carniça, Deus não é culpado pela corrupção no coração humano.
19Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” (v19,20)
O homem busca promover sua própria vida, seu prazer e sua honra.
Conclusão:
A Bíblia revela o que somos (Hb 4.12)
Vemos nossa limitação e a luz de Deus enche todo o nosso ser
Peçamos a Deus:
1. Que incline nosso coração aos seus testemunhos (Sl 119.36)
2. Que abra o nosso coração para estarmos atentos a sua verdade (At 16.14)
3. Que o Deus de toda a misericórdia nos proteja (Sl 59.10)

Nenhum comentário: