sábado, 14 de novembro de 2009

REFORMA PROTESTANTE - O LEGADO DE AUGSBURGO


O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.

Este tesouro, entretanto, é o mais odiado, e com razão, porque faz com que os primeiros sejam os últimos.

Martinho Lutero - Teses 62,63

A Reforma Protestante foi um movimento religioso reformador, na Europa. Pode-se dizer que a Reforma teve seu início no desejo de retorno às Escrituras Sagradas, tendo como precursores grandes vultos da história, como Wycliffe (1330-1384). No século XIV, foi John Huss, outro gigante, mártir da fé, que lançou os alicerces sobre os quais a Reforma veio a ser edificada.

Mais exatamente, porém, a Reforma começou quando Lutero postou suas 95 Teses à entrada da Catedral de Wittenberg, as quais tornaram-se a base de uma acalorada controvérsia que girou basicamente em torno das indulgências. Quanto a isso, Lutero diz na sua tese de número 21: “Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa”. Nas teses 27 e 28, Lutero ataca os que ofereciam perdão por dinheiro, neste caso especialmente a João Tetzel, grande vendedor de indulgências. Afirma o Reformador: “Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]... Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.”

Há quem diga que a Igreja não precisa de reformadores, mas de santos. No entanto percebe-se pelo próprio evangelho, nas cartas de Paulo, onde todos na igreja são chamados "santos" e amados em Deus (Cf. 1Coríntios 1.2), ainda que os santos tem por incumbência reformar o meio em que vivem, não tomando o molde de um sistema dominado por pessoas sem Deus (Rm 12.1,2).

A Reforma Protestante não foi um erro, teve e tem seus propósitos bons e necessários. Foi uma convocação à liberdade e um retorno a Bíblia. Ninguém despreze este dia, pois como aurora precursora de nossa livre expressão e opção religiosa, está o grande vulto chamado Lutero, e seu protesto contra o abuso e a indignidade.

Todos os verdadeiros evangélicos lembram neste dia de Lutero, Calvino e dos pré-reformadores, que deram a Bíblia ao povo, trazendo à Igreja novamente a centralidade de Cristo, e afirmando ao mundo todo que “o verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus”.

Se, hoje, temos clareza na doutrina e liberdade na religião é porque Deus nos agraciou com os reformadores.

Se hasteamos a bandeira da graça nos seus ditos áureos de somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e glória somente a Deus, é porque heróis se ergueram. Se alguma coisa produzimos é porque estamos sobre ombros de gigantes.

2 comentários:

Heitor Alves disse...

Opa, mais um blog calvinista para eu acompanhar!!!

Parabéns aos colaboradores

Rev. Geremias Vale disse...

Heitor
somos gratos pela sua participação
que Deus o Abençoe