quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A PALAVRA DE DEUS: O HÁLITO DE VIDA DO TODO-PODEROSO

Jesus Cristo é a revelação maior de Deus para a humanidade. Ele é chamado, com toda a propriedade, de “Palavra de Deus”, em passagens como João 1.1,14 e Apocalipse 19.13. O autor de Hebreus chama a atenção para o fato de que Deus, “nestes últimos dias, falou-nos por meio do Filho” (1.2). Jesus é o Logos, o Verbo, a Palavra viva do Deus vivo, a revelação última e definitiva de Deus para os homens (João 14.8-10). Por isso, conhecer a Cristo é fundamental, é a vida eterna (João 17.3). Durante o tempo em que Ele andou com os Apóstolos, transmitiu a eles as grandes verdades de Deus, e Sua mensagem transformou suas vidas para sempre.

Atualmente não podemos andar com Jesus do mesmo modo que seus discípulos originais. No entanto, temos os escritos desses discípulos, que juntamente com os escritos dos Profetas do Antigo Testamento, constituem a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus para nós. Deus operou nesses homens, dirigindo-os por meio do Espírito Santo, para que registrassem as palavras de Deus para as gerações seguintes – para nós.

Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2 Timóteo 3.16). A palavra inspirada, aqui, é a tradução da expressão grega theopneustos, que significa, literalmente, “soprada por Deus”. A Bíblia é o sopro de Deus! É o fôlego de vida do Todo-Poderoso, que gera vida espiritual naqueles que a recebem. Assim como Adão tornou-se “um ser vivente” ao receber o sopro divino, assim também nós recebemos o “fôlego de vida” proveniente das Sagradas Escrituras.

Nossa tremenda responsabilidade, como Igreja, é estudar diligentemente essa Palavra, pôr em prática seus preceitos em nossas vidas e transmiti-la aos nossos semelhantes. Nas palavras de Hermann Bavinck, o grande teólogo reformado holandês do século XIX: “A Igreja não recebeu essa Escritura de Deus para simplesmente repousar sobre ela, muito menos para enterrar esse tesouro na terra. Pelo contrário, a Igreja é chamada para preservar essa Palavra de Deus, explaná-la, pregá-la, aplicá-la, traduzi-la, difundi-la no estrangeiro, recomendá-la e defendê-la – em uma palavra, fazer com que os pensamentos de Deus, revelados na Escritura, triunfem em todos os lugares e em todas as épocas sobre os pensamentos do homem. Toda a obra que a Igreja é chamada a fazer é a de ministrar a Palavra de Deus” (1). E na sua vida... a Palavra de Deus também triunfou?

NOTA

(1). BAVINCK, Hermann. Teologia Sistemática. Santa Bárbara d’Oeste: SOCEP, 2001, p. 129.

Nenhum comentário: