sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMO PASSAR O DIA COM DEUS

Abaixo, uma mensagem vigorosa de Richard Baxter, autor de "O Pastor Reformado" [no Brasil, publicado pela PES com o título O Pastor Aprovado] e "O Descanso Eterno dos Santos" [Shedd Publicações], entre outras obras importantíssimas da fé cristã. Vale a pena ouvir com atenção a voz desse puritano - uma voz que nada mais é do que o eco da sabedoria bíblica.


Uma vida santa pode ser vivida de modo mais pleno quando sabemos a sequência e o método apropriado para nossas responsabilidades com cada coisa em seu local apropriado. Portanto, darei algumas breves instruções para santificar o dia.
Dormir
Meça cuidadosamente o tempo de seu sono, de modo a não desperdiçar suas preciosas horas da manhã de forma lenta e pesada em sua cama. Que o tempo de seu sono seja adequado à sua saúde e ao seu trabalho, e não ao seu prazer preguiçoso.
Primeiros Pensamentos
Faça com que Deus tenha a primazia sobre os seus primeiros pensamentos ao despertar pela manhã. Levante seu coração a Ele de maneira reverente e com ação de graças pelo descanso desfrutado na noite anterior e entregue a si mesmo a Ele pelo dia que começa. Você deve familiarizar-se de forma tão consistente com isso que sua consciência possa avisá-lo imediatamente quando pensamentos comuns se intrometam nos primeiros. Pense na misericórdia de uma noite enquanto tantos passaram essa noite no próprio inferno; quantos em prisões; quantos em alojamentos rudes e frios; quantos sofreram dores e enfermidades agonizantes; cansados de seus leitos e de suas vidas. Pense em quantas almas foram chamadas de seus corpos nessa noite para aparecer aterradas diante de Deus - e pense quão rapidamente passam os dias e as noites! Com que rapidez passou a sua noite passada e virá seu novo dia! Preste atenção para o que está faltando à sua alma para prepará-lo para esse novo dia e busque-o sem demora.
Oração
Que a oração que você fizer a sós (ou com seu cônjuge) seja feita antes da oração coletiva em família. Se possível, ore antes de qualquer trabalho do dia.
Adoração em Família
Que a adoração em família seja feita de modo consistente no horário adequado para que a família esteja livre de quaisquer tarefas e interrupções.
Propósito último
Lembre-se de seu propósito último, e quando se dispor para o seu dia de trabalho ou empreender qualquer atividade no mundo, que a santidade ao Senhor esteja escrita em seu coração em tudo o que fizer. Não faça nenhuma atividade que você não possa entregá-la a Deus. Diga verdadeiramente que Ele estabeleceu você em seu trabalho, e não faça nada no mundo para nenhum outro propósito último que não seja agradar, glorificar e desfrutar de Deus. "Façam tudo para a glória de Deus" (1Co 10.31).
Diligência em seu chamado
Dedique-se às tarefas de seu chamado de modo cuidadoso e seja diligente. Agindo assim, mostrará que não é preguiçoso nem escravo de sua carne, e mortificará os desejos e paixões carnais que são alimentados pelo ócio e pela preguiça. Mantenha longe de sua mente os pensamentos ociosos, que pululam na mente dos frívolos. Não perca seu tempo precioso, algo do qual as pessoas fúteis são culpadas diariamente. Agindo assim você estará a caminho de servir a Deus, enquanto os preguiçosos tornam-se culpados do pecado da omissão. Você poderá separar mais tempo para deveres santos se dedicar-se com diligência às suas ocupações. As pessoas frívolas não têm tempo para a oração e para a leitura porque perdem tempo no ócio em vez de trabalhar. Desse modo você poderá esperar a bênção de Deus e Sua provisão tanto para você quanto para a sua família. Isso também irá estimular a saúde de seu corpo, a fim de aumentar sua competência para o serviço ao Senhor.
As tentações e a corrupção
Mantenha-se totalmente consciente de suas tentações e das coisas que possam corrompê-lo - e vigie-se durante todo o dia. Você precisa vigiar, de maneira especial, as coisas mais perigosas que corrompem, e aquelas tentações que suas companhias ou negócios inevitavelmente colocarão diante de você.
Vigie os pecados dominantes da incredulidade: a hipocrisia, o egoísmo, o orgulho, a complacência da carne e o amor excessivo pelas coisas terrenas. Tenha cuidado para não ser arrastado pela mentalidade mundana e pelas preocupações excessivas, ou por planos cobiçosos. Se fizer acordos comerciais com outros, seja vigilante a respeito do egoísmo e de tudo o que pareça injustiça ou falta de caridade. Em todo o seu tratamento aos outros, mantenha-se vigilante contra a tentação da conversa fútil e vazia. Vigie também aquelas pessoas que o tentarão à ira. Mantenha a modéstia e a linguagem sadia e pura. Se conversar com bajuladores, mantenha-se em guarda contra o orgulho. Se conversar com aqueles que o desprezam e o magoam, arme-se contra o orgulho vingativo e impaciente.
No começo essas coisas serão árduas, enquanto o pecado tenha muita força sobre você, mas quando você alcançar uma consciência permanente do perigo venenoso de qualquer desses pecados, seu coração os evitará mais facilmente e de bom grado.
Meditação
Quando você se encontrar sozinho em suas ocupações, melhore seu tempo com meditações práticas e benéficas. Medite sobre a bondade e as perfeições infinitas de Deus; em Cristo e na redenção; no Céu e em quão indigno você é para lá ir e como você merece a miséria eterna do inferno.
O Único Motivo
Qualquer coisa que você fizer, acompanhado ou sozinho, faça tudo para a glória de Deus (1Co 10.31). De outra forma, seria inaceitável para Deus.
Remindo o Tempo
Valorize seu tempo. Seja mais cuidadoso para não perdê-lo, como é cuidadoso para não perder dinheiro. Não deixe que as recreações sem valor, a conversa frívola, a companhia pouco proveitosa, ou o sono, roubem seu precioso tempo. Seja cuidadoso para escapar dessa pessoa, ação ou lugar que roubariam de você o seu tempo. Assegure-se de que não está meramente "ocupado", mas sim que está usando seu tempo do modo mais proveitoso possível, e não prefira um caminho menos proveitoso em vez de um de grande proveito.
Comer e Beber
Coma e beba com moderação e agradecimento pela saúde, não pelo prazer sem proveito. Nunca satisfaça seu apetite pela comida ou pela bebida quando ambas sejam propensas a prejudicar sua saúde. Lembre-se do pecado de Sodoma: "Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados" (Ez 16.49). O Apóstolo Paulo chorava quando mencionava aqueles "inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas" (Fp 3.18,19). "Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão" (Rm 8.13).
Pecados Predominantes
Se alguma tentação prevalecer sobre você, e você cair em qualquer pecado além das falhas habituais, lamente-se imediatamente e confesse-o a Deus. Arrependa-se rapidamente, não importa o custo. Certamente custará mais a você se continuar no pecado e permanecer sem arrepender-se. Não trate de maneira trivial suas falhas habituais, mas confesse-as e lute contra elas diariamente, tendo cuidado de não agravá-las pela falta de arrependimento e pelo desprezo.
Relações Humanas
Lembre-se diariamente das obrigações especiais das várias relações humanas: seja como esposo, esposa, filho, chefe, servo, pastor, magistrado, súdito. Lembre-se de que toda relação humana tem sua responsabilidade especial e sua vantagem para fazer algum bem. Deus requer sua fidelidade nesse assunto igualmente que em qualquer outro dever.
Encerrando o Dia
Antes de voltar a dormir, é sábio e necessário revisar as ações e bênçãos do dia que já está passando, para que você possa estar agradecido por todas as misericórdias especiais e humilde por todos os seus pecados. Isso é preciso para que você possa renovar seu arrependimento assim como sua resolução de obedecer, e para que possa examinar a si mesmo para ver se em sua alma fez o melhor ou o pior, se o pecado diminuiu e a graça aumentou, e se você está preparado para o sofrimento, a morte e a eternidade.
Que essas instruções possam ser gravadas em sua mente e que se tornem a prática diária da sua vida.
Se você as praticar com sinceridade, elas o conduzirão à santidade, farão com que você frutifique e darão serenidade à sua vida, para que um dia alcance uma morte confortável e pacífica.

Por Richard Baxter.

Fonte: Biblioteca de Iglesia Reformada.
Agradecimentos ao irmão Pr. Esteban Larson, missionário da Igreja Presbiteriana Ortodoxa dos Estados Unidos em Rivera, Uruguai.




Nenhum comentário: