segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ESPÍRITO SANTO: BATISMO E PLENITUDE

O Espírito Santo é Deus, conhecido tradicionalmente como “a Terceira Pessoa da Trindade”. É Ele quem efetua a experiência do novo nascimento, também chamada de batismo no Espírito Santo. Isso ocorre no momento em que cremos em Jesus e entregamos nossa vida a Ele, quando então recebemos o Espírito Santo. Assim, o cristão torna-se templo vivo do Deus vivo, templo do Espírito Santo, morada de Deus, unido a Cristo e participante das bênçãos da salvação. Esse “batismo” marca o início de nossa nova vida em Cristo e é, também, a nossa integração ao Corpo de Cristo, a Igreja. O batismo no Espírito Santo também recebe os nomes de selo, penhor, habitação, regeneração e novo nascimento, entre outros.

O cumprimento das promessas do derramamento do Espírito Santo deu-se em Jerusalém sobre os discípulos de Cristo (At 2.1-21,33). Os crentes samaritanos também receberam o derramamento do Espírito (At 8.14-17), bem como os gentios convertidos a Cristo (At 10.44-46). Os sinais – especialmente o falar em línguas – autenticavam a realidade do derramamento do Espírito. Os cristãos judeus precisavam desse tipo de autenticação, para aceitar os crentes samaritanos e gentios como irmãos em Cristo (cf. At 11.17,18). Os cristãos efésios, de igual maneira, receberam o Espírito (At 19.2-6). Estava cumprida a promessa (At 2.39).

Em todo o Novo Testamento, não há nenhum trecho, nenhuma passagem, onde conste uma exortação para “buscar o batismo no Espírito Santo”. Por quê? Porque o batismo no Espírito Santo é o ato soberano e gracioso de Deus de enviar o Espírito para os crentes no momento da conversão, ao receberem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, unindo-os então ao Corpo de Cristo, a Igreja (At 2.38,39; Ef 1.13,14; Rm 8.9; 1Co 12.13). Quando a pessoa crê em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, recebe o Espírito (Rm 8.8,9; 1Co 12.13; Ef 1.13). No caso de At 2, houve o cumprimento histórico de uma profecia (Jl 2.28-32; cf. At 2.17-21). Esse cumprimento precisava ser perceptível para ser reconhecido (At 2.12,16). E foi o início de um novo relacionamento entre o Espírito Santo e o povo de Deus. Hoje, tais sinais perceptíveis já não são necessários, e o dom de línguas, assim como qualquer outro dom espiritual, não é um “sinal” do batismo no Espírito Santo, mas sim um presente de Deus àqueles que já são habitação do Espírito, pela fé em Jesus. Experiências posteriores de crentes atuais com o Espírito Santo (como o falar em línguas, por exemplo) são explicadas, biblicamente, como a “plenitude” ou enchimento do Espírito – ou, simplesmente, conversão genuína! [1]

Experiências com o Espírito Santo são sempre bem-vindas – quando genuínas! O Espírito Santo é Deus; Ele não virá com poder sem um propósito definido, visando glorificar a Deus. Toda experiência genuína com o Espírito Santo causará, certamente, uma mudança no caráter e na vida do crente, santificando-o e tornando-o uma pessoa mais amorosa, mais humilde e mais ativa no serviço a Deus e na fé em Cristo. Infelizmente, hoje em dia, em muitos lugares, o Espírito Santo é usado como mero pretexto para experiências subjetivas e meramente emocionais, que nada têm a ver com a genuína experiência cristã. O Espírito Santo jamais fará qualquer coisa contrária à Palavra que Ele mesmo inspirou e esclarece.

NOTA:
[1]. Mais informações sobre batismo e plenitude do Espírito Santo podem ser encontradas em GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999; e STOTT, John. Batismo e Plenitude do Espírito Santo. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 1986. 

Nenhum comentário: